sexta-feira, 2 de maio de 2008

novidades da pesquisa AbraEAD 2008

Sete pesquisas investigarão o ambiente da Educação a Distância no Brasil

A edição de 2008 do Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância (AbraEAD) está ampliando pesquisas para inserir em seus dados algumas investigações inéditas para o macro-ambiente da EAD no Brasil, como as da extraterritorialidade e a dos resultados gerados pela EAD, do ponto de vista do usuário final.
Em 2008, o Anuário realizará sua primeira pesquisa junto a alunos egressos das instituições que ministram EAD. Vai investigar a opinião deles a respeito da qualidade das instituições, facilidades e dificuldades para a conclusão de cursos, serviços e recursos oferecidos e os impactos que a realização do curso causou na vida da pessoa. Para medir o índice de extraterritorialidade das instituições, o Anuário perguntará a elas qual é o porcentual de alunos que estão fora da unidade da federação onde se situa a sede da instituição, assim como qual é o estado no qual ela tem mais alunos além do estado-sede. Tal investigação é importante para o trato de políticas públicas e privadas, já que a EAD tem crescido e se espalhado por todo o país, gerando algumas situações de conflitos legais e extraterritoriais que necessitam ser esclarecidas.
As pesquisas que o ABraEAD realizará este anos são as seguintes:

1. Pesquisa com instituições de ensino autorizadas a ministrar cursos a distância pelo MEC (CNE), nos níveis de graduação e pós-graduação; ou pelos Conselhos Estaduais de Educação (CEEs) nos níveis de educação básica, EJA, técnicos e profissionalizantes.

2. Pesquisa junto a empresas que educam ou treinam seus próprios funcionários, utilizando para tal a Educação a Distância própria ou terceirizada.

3. Pesquisa junto a empresas fornecedoras da cadeia produtiva de educação a distância, que oferecem produtos, serviços, hardwares, softwares, cursos corporativos etc para terceiros que praticam EAD.

4. Pesquisa com alunos evadidos, que não terminaram seus cursos de EAD.

5. Pesquisa junto a alunos egressos, que concluíram seus cursos de EAD.

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