sábado, 17 de maio de 2008

Fonte:http://www.eca.usp.br/prof/moran/dist.htm

O que é Educação à distância?

Educação a distância é o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, onde professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente. É ensino/aprendizagem onde professores e alunos não estão normalmente juntos, fisicamente, mas podem estar conectados, interligados por tecnologias, principalmente as telemáticas, como a Internet. Mas também podem ser utilizados o correio, o rádio, a televisão, o vídeo, o CD-ROM, o telefone, o fax e tecnologias semelhantes.
Hoje temos a educação presencial, semi-presencial (parte presencial/parte virtual ou a distância) e educação a distância (ou virtual). Presencial é quando alunos e professores sempre se encontram, semi-presencial é quando a aula se dá parte dentro de sala, e parte á distância, e a distancia, é quando a educação acontece com professor e aluno distantes!
Podendo ser feita nos mesmo níveis de ensino que o ensino regular.Há modelos exclusivos de instituições de educação a distância, que só oferecem programas nessa modalidade, como a Open University da Inglaterra ou a Universidade Nacional a Distância da Espanha. A maior parte das instituições que oferecem cursos a distância também o fazem no ensino presencial. Esse é o modelo atual predominante no Brasil.

Rafaella Rodrigues da Silva

Nenhum comentário: