quarta-feira, 14 de maio de 2008

A importância do filosofar na educão

A principio somos todos filosofos, já nascemos com a intuitividade de questionar. Pois, quando eramos ainda crinça tinhamos uma necessidade de querer saber o porquê das coisas. Pois na fase inicial, a criança se espanta com o que ver no mundo, que para ela é algo novo. Quém é que quando criança não queria saber os significados das coisas? Todos nós tinhamos essa vontade. E a filosofia nasce na Grecia exatamente com esse intuito, não visando apenas o seu dominio pela saber, pelo contrário, buscava e busca ser amiga da sabedoria. No entanto, de maneira alguma a filosofia esta embusca da verdade absoluta, até porque a "única verdade absoluta é a verdade de que nenhuma verdade é a bisolota". O que ela faz é apenas questionar a relidade que lhe é apresentada.
Porém, é uma pena sabermos, que já não temos mais esse abto de questionamento. (Salve-se algumas exeções). Pois, a medida que vamos crescendo, nos tornando adultos, vamos perdendo o abto de filosofar, e concequentimente vamos nos 'acustumando' com a sociedade que nos é "imposta". E isso se torma inda mais crucial quando se trata do processo educacional, seja ela a distância ou presencial.
È precisso que se entenda, que o ato de questionar é indispensavel na educação, e isso tem tudo haver com o que disse Paulo Freire; A educaçao deve ser "problematizada". Uma vez que não há como querer uma educação de qualidade aplicando modelos 'robotizados' , ou seja, querer pôr um padrão de métados educacionais para todos. Isso é preoculpante porque cada pessoa é diferente, vive em sociedade de ferente, realidades diferentes, culturas diferentes e familias diferentes... E sendo assim, cada uma aprenderar, entenderar o que lhe é aprensentado de forma ou maneira diferentimente. E, é por isso, que o ato de filosofar dever indispensavel na educação. Por isso é correto afirma, que
só vamos ter uma educaçao de qualidade quando o ato de filosofar for tido, compriendido e implantado como algo essencial para a educação.

Nenhum comentário: