quarta-feira, 28 de maio de 2008

As escolas virtuais

FONTE:Livro (Tecnologias e ensino presencial e a distância)

Exposta na tela do computador, a escola virtual se apresenta pela sua imagem. Fluida, mutante, a escola virtual é um icone de um novo tempo tecnologico do espaço educativo.
As escolas nas redes apagam as distâncias no espaço real e reunem em lugares não-assinalaveis, grupos virtuais.
"Nas escolas virtuais invisiveis e verdade, no espaço do mundo o que ha de mais normal do que partilha numeros ,historia, linguagem, receitas, endereços ou sutilezas...dos quase-objetos ausentes."
Os espaços das escolas virtuais se estruturam essencialmente como linguagens. O ambiente virtual de aprendizagem se constroi com base no estimulo á realização de atividades colaborativas, em que o aluno não se sinta só, isolado, dialogando apenas com a maquina ou com um instrutor tambem virtual. Ao contrario, contruindo novas formas de comunicação .
O espaço da escola virtual se apresenta pela estruturação de comunidades on-lines em que alunos e professores dialogam permanentemente, mediados pelos conhecimentos.
As escolas virtuais são ponto de encontro, no ciberespaço , em que se apresenta um aqui agora paradoxal sem lugar nem tempo claramente definiveis.

Erica Lacerda

Nenhum comentário: