domingo, 1 de junho de 2008

A questão da avaliação em cursos a distância

Podemos destacar 3 formas de avaliação

1) Elaboração de atividades relacionadas ao conteúdo
2) Pesquisas individuais ou em grupo
3) Avaliação da qualidade de participação através de fóruns, chats e blogs.


A questão da avaliação sempre fez parte da aprendizagem, porém ela pode ser combinada, negociada, personalizada, os cursos semi-presencias nos demostram que esta flexibilidade pode dar certo. No ambiente virtual o professor pode atuar de maneiras distintas, como orientador de pesquisa, de projetos, como consultor, tirando duvidas e dando sugestões. E com isto ele pode flexibilizar a questão da avaliação, justamente por ter este contato mais direto com o aluno.
Uma importante ferramenta para a avaliação dos cursos on-line são os portfólios. No portfólio o aluno guarda seus materiais, suas pesquisas e pode ou não compartilhá-las. Os alunos, na sua grande maioria, preferem tornar públicos seus portfólios. Sendo este uma excelente forma de avaliar a aprendizagem dos alunos. Como disse há pouco, os blogs podem ser também importantes ferramentas para a construção do portfólio e devem ser incorporados aos tradicionais programas de gestão de cursos on-line.
As contribuições dos alunos no fórum também são excelentes ocasiões para avaliação. Os fóruns e as listas de discussão são instrumentos importante de aprendizagem coletiva. Alguns alunos trazem questões e respostas que enriquecem muito o debate e por isso, devem ser valorizados. Tem também os que escrevem muito e contribuem pouco e os que praticamente não se expõem, que ficam mais como olheiros.
Fóruns e listas ajudam a aprofundar a discussão iniciada em sala ou podem ser usados como formas de preparação para a discussão presencial e para a sua avaliação.


FONTE: http://www.portaleducacao.com.br/educacao/principal/conteudo.asp?id=2786


Amanda Cristina de F. Souza

Nenhum comentário: