quinta-feira, 12 de junho de 2008

2 EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
A educação a distância evolui constantemente devido a influência de seus meios,
suas características e suas necessidades. O desenvolvimento da educação a distância tem sua
construção fundamentalmente identificada nas características pertinentes a cada modalidade
de ensino ou treinamento a que se pretende utilizá-lo, ou seja, o desenvolvimento da educação
a distância tem como característica a maneira com que é utilizado o espaço, com o fim de
gerar, promover e implementar situações e condições de aprendizagem.
O método de educação a distância difere na essência do método tradicional de
educação, no que diz respeito a relação docente-discente. O papel de ensinar do professor e
de aprender do aluno mudam diante da situação que eles se encontram perante um ambiente
de educação a distância. Que é de compartilhar o meio educacional em tempos e espaços
diferentes , bem diferente do método tradicional de ensino, onde os professores e alunos
compartilham ao mesmo tempo o “mesmo” espaço reservado a eles [LIT 00].
É importante antes de mais nada que seja frisado a diferença que há entre os
termos Educação a distância e Ensino a distância , freqüentemente empregados como
sinônimos. Pois as diferenças entre um e outro são consideráveis. O termo ensino é menos
abrangente está inciso no conceito educacional. O ensino vem de encontro com as atividades
que são exercidas para que o aluno assimile e adquira o conhecimento. A educação é mais
abrangente tem haver com o exercício educativo, onde os elementos da educação , alunos ,
professores e ambientes utilizados estão correlacionados fazendo parte do processo ensino14
aprendizagem. É o processo onde faz com que o indivíduo evolua pessoalmente, socialmente
e estruturalmente [EDU 01].
Na tabela abaixo foram classificados modelos de educação a distância onde é
mostrada a função dos alunos e professores na comunicação em um ambiente educacional.
Tabela 2.1 – Classificação em função do tipo de comunicação predominante entre professores e alunos
[PIM 01]:
1.Difusão: Professor estabelece comunicação com aluno mas não
existe a comunicação do aluno para o professor (não existe interação). Ex:
Cursos televisionados, livros, tutoriais em rede, etc.
2.Tutoração: Ocorre a interação, contudo, a comunicação é predominantemente
no sentido do professor para o aluno. A comunicação no sentido inverso, do aluno para o
professor, é ocasional e exporádica. Ex: Explicação de um conteúdo (a ênfase é dado na
comunicação do professor para o aluno, embora possam existir algumas poucas
interrupções para o aluno esclarecer alguma dúvida); cursos via Internet onde a ênfase é a
leitura de material didático, embora o aluno possa enviar algumas poucas mensagens por
correio-eletrônico.
3.Moderação: A comunicação entre professor e aluno é
equilibrada. Não existe (ou existe pouca) predominação de ambas as partes. Ex:
Algumas aulas particulares, diálogos, etc.
4.Orientação: A comunicação é predominantemente do aluno para
o professor. Ex: Orientação de testes e trabalhos científicos; casos onde o
professor precisa compreender o aluno (que comunica-se mais) para só então
poder orientar ou tirar uma dúvida específica (professor comunica-se menos).
5.Participação (ou Colaboração): A interação entre professor e
aluno pode seguir qualquer modelo acima - a diferença consiste na existência de
interação propositada e incentivada entre os alunos. Esta interação não é vista
como “algo ruim” ou ineficiente, embora a participação de todos não seja
obrigatória, não exista comprometimento. Ex: Debates.
6.Cooperação: Cada participante compartilha informações
aprendidas, trocam idéias e alinham esforços para estudar algo em comum. A
interação é equilibrada e contínua, existe comprometimento, não existe a clara
distinção entre “professor” e “aluno”. Ex: Grupo de estudo.
7.Auto-instrução: O próprio indivíduo é responsável pela sua
instrução. A ênfase está no controle autônomo de seu estudo – objetivos,
planejamento e outras estratégias são estabelecidas pelo próprio aprendiz. Ex: O
desenvolvimento de uma pesquisa, o trabalho de um cientista, o estudo através de
materiais encontrados e selecionados a partir de uma busca na Web etc.

site: www.garcia.pro.br/orientacoes/henrique

Ana lucia ferreira

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