terça-feira, 22 de abril de 2008

Graduação supera pós no ensino à distância

Graduação à distância já soma 349 credenciados pelo Ministério da Educação.Dados estão no Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distancia.
Pela primeira vez desde o surgimento do ensino à distância no Brasil, há mais estudantes inscritos em cursos de graduação do que de especialização nessa modalidade. Lançada inicialmente por instituições públicas, como a Universidade de Brasília (UnB), a graduação à distância já soma 349 credenciados pelo Ministério da Educação (MEC). São 430 mil alunos, que representam 45% do total de pessoas que fazem algum tipo de curso não-presencial. Em 2000, comparativamente, havia só dez cursos e cerca de 8 mil matriculados.
Na pós-graduação, são 255 cursos, com 390 mil alunos. Os dados estão no Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância (AbraEAD), que será divulgado nesta quarta-feira (23).

Os números indicam uma mudança de perfil nessa modalidade de ensino, tradicionalmente aceita e difundida na pós-graduação lato sensu, conhecida como especialização ou extensão universitária. Isso porque esses cursos estão sujeitos a um número menor de exigências para funcionarem e têm duração mais curta, geralmente de um ano.
“O crescimento da graduação indica uma maturidade do sistema de ensino a distância”, diz Fábio Sanches, coordenador do anuário. “A graduação é a base de uma universidade e seus alunos são diferenciados, portanto, a adesão mostra que o sistema ganhou credibilidade.

As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".
Ana Carolina da Silva Mendonça

Um comentário:

PPP EAD disse...

O ABRAEAD (Anuário Brasileiro de EAD) é uma publicação importante para a área e revela que a EAD continua crescendo no Brasil. Precisamos continuar nos preocupando em expandir a EAD de qualidade.