terça-feira, 1 de julho de 2008

O que é um bom curso a distância?

Um curso considerado "bom"depende de um conjunto de fatores previsíveis e de uma "química", ou seja de uma forma de juntar os ingredientes de um modo especial, que faz a diferença.
No fundamental, tanto um curso presencial quanto um a distância de qualidade possuem os mesmo ingredientes:
  • Ambos dependem, em primeiro lugar, de termos educadores maduros , intelectual e emocionamente, pessoas curiosas, entusiasmadas, abertas, que saiba motivar e dialogar. Pessoas que valha a pena entrar em contato,porque vamos sair enriquecidos. O grande educador atraí não só pelas suas idéias, mas pelo contato pessoal. Há sempre algo surpreendente, diferente no diz, nas relações que estabelece, na sua forma de olhar, de comunicar-se e de agir.
  • Ambos também dependem do aluno. Alunos curiosos e motivados facilitam enormemente o processo, estimulam as melhores qualidades do professor, tornan-se interlocutores lúcidos e parceiros da caminhada do professor-educador.
  • È necessário, termos administradores, diretores, e coordenadores mais abertos, que entendam todas as dimensões que estão envolvidas no processo pedagógico, além das empresarias ligadas ao lucro.
Avançaremos mais se soubermos adaptar os programas previstos as necessidades dos alunos, criando conexões com o cotidiano, com o inesperado, transformando o curso em uma comunidade viva de investigação, com atividades de pesquisa e de comunicação.
Deve com flexibilidade, se adaptar ás diferenças individuais, respeitar os diversos ritmos de aprendizagem, integrar as diferenças locais e os contextos culturais. Com organização, buscar gerenciar as divergências, os tempos, os custos, estabelecendo parâmetros fudamentais.

Um comentário:

ninadq disse...

Este assunto muito me interessa: meu filho fez um curso com a instituição CENED - Centro Nacional de Educação a Distância - e quer fazer um segundo. Minha dúvida é quanto a legitimidade desta instituição e seu reconhecimento no mercado. Alguém saberia me responder? É muito importante!!!