terça-feira, 8 de julho de 2008

EAD tem custo inferior

Ao avaliar os investimentos diretos e indiretos com os custos da EAD - internet, equipa mentos, impressão de documentos e de todos os outros que giram em torno dessa modalidade - constata-se que o ensino a distância evita gastos com alimentação, transporte e se economiza o tempo de deslocamentos. Além disso, em geral, o valor da mensalidade é menor e a duração do curso também. Esses são alguns dos motivos de ser a opção mais utilizada pelas empresas para investir na capacitação de seus funcionários. Há outro fator importante, que evita a descriminação – os diplomas oferecidos pelos cursos não podem trazer referência se foram feitos a distância ou no modo tradicional.
A EAD não é um fast-food, em que o aluno se serve de algo pronto e finalizado. Trata-se de uma pratica que possibilita um equilíbrio entre as necessidades e habilidades individuais e as do grupo. Tempo e custo podem influenciar a opção do aluno.
A EAD tem um custo inferior ao da educação presencial para as instituições. Segundo especialistas da Abed, cerca de 30% mais em conta. Mesmo utilizando recursos diversos, em muitos casos bastante onerosos, dispensa espaço físico, infra-estrutura para as aulas, como salas de aula e carteiras, e a presença física do professor.
Fonte: Guia de Educação a Distância


Camila Riehl Ayrão

Um comentário:

Unknown disse...

Observar as vantagens que o ensino à distância proporciona é válido, a medida em que na maior parte das vezes observa-se apenas o fato de haver pouco ou até nenhum deslocamento do aluno. Mas olhar também para outros tipos de 'economia', como por exemplo transporte e alimentação, torna-se, muitas vezes, um fator decisivo na escolha do aluno por um curso à distância.