terça-feira, 8 de julho de 2008

O papel do professor

Na EAD, o professor deixa de ser supervisor e assume o papel de mediador, que pode potencializar o processo de aprendizagem. Esta é a opinião de Sonia Alegretti, professora doutora de Educação da PUC-SP, que também atua na Coordenação Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão da universidade e trabalha com EAD desde 2002.
“ Sei que há varias modalidades no EAD, mas é na interação, no eixo da participação professor/aluno que acredito”, comenta. Segundo a especialista, que treina professores para atuarem como tutores e docentes em EAD, a eficiência do ensino a distancia depende da seqüência didática e da organização do conteúdo. “ A tecnologia permite criatividade. O aluno não pode ser colocado como consumidor de informação, mas como parte do processo educativo. Quanto maior a interatividade, menor a possibilidade de desistências.”
Sonia concorda com os especialistas quando afirmam que o aluno tem que ter um perfil especifico para poder acompanhar os cursos de EAD, demonstrar cuidado com a expressão, principalmente na escrita. “Com a descentralização do professor, a colaboração de todos é o que sustenta o ambiente virtual.” A professora explica que um bom curso descreve tudo o que será exigido no inicio. “Os acordos são feitos antes”
Sobre os pros e os contras da EAD, a professora dispara: “as pessoas não aprendem de uma única forma.A educação é boa quando viável. É justamente esse o ganho proporcionado pelo ensino a distância”.
A PUC foi chamada pelo Ministério Público para ministrar cursos de 250 horas online com a finalidade de capacitar 10 mil professores.

Fonte:Guia de Educação a Distância



Camila Riehl Ayrão

Um comentário:

Unknown disse...

Essa postagem é muito interessante, pois ela nos mostra que, mesmo na modalidade de ensino à distância, o professor não perde seu papel de mediador do conhecimento.